sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

A essência do Natal


O Natal me traz grandes recordações, algumas boas e outras que machucam. Machucam, não apenas pelo fato de serem recordações ruins, mas sim, por um dia terem sido muito boas e não voltarem mais. Algumas delas são essenciais nessa data comemorativa, outras viraram um costume.
Recordações religiosas, como o nascimento de Jesus. Recordações amorosas, como um amor que já passou. Recordações carinhosas, como a falta de um familiar. Recordações alegres, como as grandes pérolas com a família piririm plim plim. Recordações emocionantes, como uma carta de seu avô e a declaração emocionada de sua irmã, ao contar quem era o seu amigo secreto (Eu). Recordações novas, como o primeiro Natal com seus sobrinhos. Recordações engraçadas e de praxe, como na manhã do dia de Natal, a reunião de sua família em volta da mesa, relembrando os momentos vividos na noite anterior e na vida e essa conversa gerando muitas risadas e uma sensação muito boa. Recordações hilárias, como do seu pai e seus tios bêbados falando e fazendo coisas não apropriadas para o momento, mas que acabam sendo válidas, pois nos fazem dar gargalhadas. Recordações emocionantes, como você sentar com sua prima, acender um cigarro e tomar uma cerveja e lembrar o que o Natal representava pra gente quando éramos crianças, e tirar dessa conversa e desse texto, o que essa data passou a representar depois que cresci.
Mais importante do que qualquer presente, mais importante do que qualquer festa, mais importante do que qualquer coisa, o Natal pra mim é um dia de termos a chance de estar com nossas famílias como não temos tempo, chance ou afinidade, para estarmos o ano inteiro. É curtir aqueles que estão longe, é amar ainda mais os que estão perto, é dar boas risadas com sua tia louca do interior, é ter a chance de estar com seus familiares do nordeste, é aproveitar para conversar com seu primo que quase nunca fala, é ver seu irmão interagindo com todo mundo, mesmo morrendo de vergonha, é ter a chance de conhecer pessoas novas, como os agregados que entram pra família, é ter a chance de zuar muito com aquele seu tio, cunhado e primo que pra tudo lança uma sacada engraçada. Entre essas e outras recordações, guardo com carinho o melhor presente que o Papai Noel pode nos trazer, a nossa família! E percebo com tudo isso, o quanto tenho uma família, não perfeita, porque assim ela não teria graça, mas sim uma família verdadeira, alegre, unida, uma família com as suas misturas, com as suas intrigas, com seus novos elos, com seus novos personagens. Enfim.
Essa noite de Natal foi muito alegre, mas ao mesmo tempo triste. Uma noite em que recordei tudo que até aqui citei, me trazendo a satisfação de ter escolhido nascer aqui. Mas, também, foi uma noite em que, entre os tantos que não puderam estar presentes, quatro deles, me fizeram muita falta. Meu avô, que nos emocionou com sua homenagem. Minha prima Camila, que está muito longe, mas muito perto no meu coração e nas minhas boas recordações. Minha tia Nanci, a pequenina que pela primeira vez não esteve com a gente e mesmo pequena fez uma grande falta. E o meu querido padrinho tio Walter, que se Deus quiser, e Ele vai querer, estará com a gente no próximo Natal. O tio mais querido e mais próximo, o tio mais alegre e bobo como a gente, o tio que ria da nossa cara quando éramos crianças e chorávamos, ou porque nos machucamos, ou porque ele se escondia em meio a multidão, pra ficarmos desesperados o procurando. O tio que em vez de brigar com a gente, quando fazíamos alguma merda ele fazia junto. Enfim, o tio que ainda tem muita coisa pra aprontar junto com a gente.

Amo muito minha família e agradeço a Deus por ter me escalado nesse time tão querido!

UM FELIZ NATAL PARA TODOS!
QUE A ALEGRIA E CONFRATERNIZAÇÃO ESTEJA PRESENTE, NÃO SÓ NO DIA DE NATAL DE TODOS VOCÊS, MAS SIM EM TODOS OS MINUTOS DE SUAS VIDAS! ISSO É O QUE MAIS IMPORTA. ISSO É O QUE FAZ TODA A DIFERENÇA. ISSO É O QUE TEM MAIS VALOR!

Marcela Suemi

3 comentários:

  1. Má ... Bonito seu talento em escrever de forma preciosa e concisa, com profundidade de quem relata a vida, simples e bonita pelo fato de ter tido AMOR. Gostei de ver seu amadurecimento e indicativos de como você está! Beijos do primo que te ama - Daniel

    ResponderExcluir
  2. Má,

    Como sempre nos emocionando! Eu chorando que nem uma louca, o Ze, Lorenzo e Yuki olhando pra minha cara sem entender nada!
    É impressionante a maneira clara e objetiva que conseguiu descrever a sensação que também senti nesse dia!
    Te amo sempre.
    B.

    ResponderExcluir
  3. Marcelinha,
    Muito maravilhoso saber que nós ainda temos tanto amor uns pelos outros, que ainda dá até pra estender aos agregados,sem fazer a mínima falta pra nós né,esse é o verdadeiro amor,o que DEUS nos deu e nos ensinou a perceber todas as qualidades e todos os defeitos de todos e continuar amando-os e achando-os LINDOS e MARAVILHOSOS.
    AMO vc minha JAPINHA
    Tia SUSI

    ResponderExcluir